tire suas dúvidas:
Selecione:
O QUE É O PLASTISOL?
Plastisol é um composto derivado de resinas de policloreto de vinila (PVC), diversos tipos de plastificantes, pigmentos e cargas (se necessário) e aditivos para melhorar a qualidade do produto final. O Plastisol é um produto com aproximadamente 99,5% de partes não voláteis, isento de solventes orgânicos, água ou outros tipos de substâncias que volatilizam.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS TINTAS A BASE DE ÁGUA E A BASE DE PLASTISOL?
São tintas totalmente distintas que não possuem muitas comparações. Desde as suas formulações até seu s resultado s finais, cada um a tem seu beneficio para a serigrafia têxtil. As tintas a base de plastisol são compostos basicamente por resinas especiais de Policloreto de Vinila e plasti fi cantes de diversos tipos, oferecendo uma solidez de quase 100% de partes não voláteis, alto brilho, elasticidade e flexibilidade, não seca a o ar ambiente, possui alto poder de cobertura, impermeabilização e principalmente possibilita a criação de efeitos especiais e diferenciados com 3D (alto relevo). Já as tintas a base de água possuem um sólido baixo com uma média de 50% de partes não voláteis, resinas acrílicas, a maioria seca ao ar ambiente, oferece um toque mais seco e macio , possibilita ma ior respiração do tecido, além de oferecer diversos trabalhos diferenciados também.

QUAIS AS VANTAGENS DA TINTA PLASTISOL?
O Plastisol tem diversas vantagens em relação às outras tintas:

- Alta elasticidade e flexibilidade;
- Alto índice no teor de sólidos;
- Não seca ao ar ambiente;
- Alta definição na imagem;
- Poder de cobertura;
- Brilho;
- Rendimento;
- Fácil manuseamento;
- Aspecto emborrachado;
- Proporciona trabalhos diferenciados;
- Ótimo custo/ benefício.

QUAL O MELHOR TECIDO PARA USAR NAS MATRIZES SERIGRÁFICAS?
Para melhor qualidade de sua matriz, aconselhamos utilizar os tecidos técnicos de poliéster m onofilamento. Esses tecidos são como uma linha de pesca (fio único) , enquanto que os tecidos m ultifilamento são como um barbante ( diversos fios entrelaçados ) , que com o tempo vão se abrindo e permitindo a penetração da tinta e ntre eles, causando entupimento da matriz . Atualmente existe uma variação muito grande de tecidos técnicos , tanto na sua tramação quanto no diâmetro do fio. Consulte sempre o nosso boletim técnico para saber qual o tecido mais indicado para cada tipo de produto.

POSSO USAR A TINTA PLASTISOL JUNTO COM UMA OUTRA TINTA BASE DE ÁGUA NA MESMA ESTAMPA?
Pode usar sim, desde que não há sobre posição de uma tinta sobre a outra, seja plastisol ou base água. Caso haja uma sobre posição, aconselhamos fazer testes prévios antes de uma produção. Também tomem cuidado com a migração da tinta base água para a tinta plastisol.

MINHA ESTAMPA BRANCA ESTÁ MUDANDO DE COR APÓS PASSAR NA ESTUFA. O QUE FAZER?
Provavelmente o tecido deve ser sintético e tingido com corante disperso. O tingimento do tecid o com corantes dispersos não agu entam a alta temperatura que o plastisol necessita para curar, assim o corante migra para a tinta plastisol. Para resolver você pode usar nosso Plastisol Prime r Bloqueador (consulte o depto técnico sobre seu procedimento). C aso não resolva a migração, também pode -se fazer uma lavagem redutiva do tecido para remover o excesso de corante disperso e evitar a migração. Uma outra solução é usar tinta base de água de secagem ao ar para que não haja calor sobre o tecido evitando a migração. Tome cuidado também quando a peça sai da estufa, pois o empilhamento pode também passar a migração do corante para a estampa do tecido de baixo.

QUAIS OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA PODER USAR A TINTA PLASTISOL?
É necessário um equipamento de fonte de calor que libere alt as temperaturas. Para um baixo investimento e baixa produção, pode-se adquirir um soprador térmico, flash cure pequeno, secador a gás ou uma estufa de gaveta. Para um alto investimento para alta s produções , aconselhamos o uso de flash cure maiores e modernos e estufa s de esteira.

QUERO TRABALHAR COM PLASTISOL, MAS NÃO TENHO ESTUFA. POSSO CURAR O PLASTISOL COM O SOPRADOR OU FLASH CURE?
O plastisol cura a uma temperatura a cima de 160 º C e com um tempo determinado. O importante é ter uma fonte de calor que atinha esses requisitos. Aconselhamos sempre usar estufa, pois conseguimos controlar sua temperatura e tempo. Já o flash cure e o soprador térmico são ideais para realizar a pré-cura, mas se os mesmos tiver em um controle estável e preciso no manuseamento, pode -se conseguir a cura do plastisol. Lembre-se que o trabalho manual é fundamental.

ESTOU UTILIZANDO PLASTISOL E A ESTAMPA ESTÁ CRIANDO BOLHAS DEPOIS DE CURADA, O QUE PODE SER?
Podem ser diversos fatores, mas os mais comuns são:

- Diluições excessiva s com Amaciante para Plastisol. Aconselhamos usar no máximo 5%.
- Alta temperatura da fonte de calor, ocorrendo fervura do plastisol.
- Preparação incorreta do plastisol.

COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UMA BOA COBERTURA NO TECIDO ESCURO?
Quanto mais aberto for o poliéster da matriz, maior quantidade de tinta passará, assim oferecendo melhor cobertura . Outra solução é realizar uma maior quantidade de passadas (repiques).

EXISTE ALGUM RETARDADOR PARA TINTA BASE DE ÁGUA?
Existe o Retardador Gel Base Água. Usar na média de 5 a 10% sobre qualquer tinta base de água, evitando o entupimento da matriz. Caso não tenha este produto em mãos, pode-se usar 5% de uréia técnica ou águarraz. Tome cuidado para não exceder esses produtos.

O QUE SIGNIFICA UMA IMPRESSÃO FORA DE CONTATO?
Impressão fora de contato é uma técnica que permite que a matriz (tela) não fique em contato com a mesa de impressão, ou seja, o contato entre os dois apenas ocorre com a pressão do rodo durante a impressão, assim oferecendo alta qualidade na imagem da aplicação. Essa técnica é uma sugestão que oferecemos para melhor qualidade de seus resultados.

COMO FAÇO PARA DILUIR OU AMACIAR A TINTA BASE DE ÁGUA?
O ideal é nunca diluir qualquer tinta base de água, pois os produtos são produzidos pronto s para uso. Mas caso haja necessidade , pode-se adicionar uma solução de sulfato de amônia em pequenas quantidades para abaixar um pouco a viscosidade sem prejudicar o produto. O uso de água não é recomendado.

QUAL A MELHOR TINTA PARA A FABRICAÇÃO DE ADESIVOS EM VINIL?
Tinta Vinílica. A Gênesis oferece uma linha vinílica de altíssima qualidade, com acabamento fosco ou brilhante, em diversas cores, alto rendimento e ótimo custo/ benefício.

QUAL A MELHOR TINTA PARA A PRODUÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICA DE POLIETILENO?
Tinta Seribrill. Indicado para produção de sacolas e outros matérias de polietileno. Lembre-se que é de extrema importância que as sacolas de polietileno estejam tratadas antes da a plicação da tinta Seribrill. Est e tratamento é conhecido como tratamento corona (flambagem).

QUAL SERIA O TEMPO IDEAL PARA A REVELAÇÃO DE UMA TELA?
Varia muito de acordo com a qualidade do fotolito em uso e a qualidade do tipo de lâmpada que vocês está usando. Mas a revelação geralmente leva em torno de 3 minutos.

A GÊNESIS PRODUZ CORES DIFERENTE DAS CORES DE LINHA?
Temos um laboratório de colorimetria para desenvolver qualquer tipo de cor. Trabalhamos com a escala de cores PANTONE ® (gráfica e têxtil), que é uma cartela de cores reconhecida mundialmente. Basta fornecer seu código PANTONE ® para desenvolve r mos sua cor especial com todos nossos recursos, conhecimentos e tecnologia. Apenas necessitamos de um tempo maior para dese nvolvimento, além de ser exigido também uma quantidade mínima de produção . Em casos urgentes , podemos passar uma breve formulação para que você mesmo possa desenvolver sua cor especial.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE RELEVO BASE E RELEVOPLAST?
O Plastisol Relevo Base é um produto para criar efeito 3D sem o uso de matrizes de alto relevo, possui alta qualidade de definição da imagem, toque leve e maleável e boa fixação. Já o Relevoplast é um produto mais duro, necessita de uma matriz com emulsão alto relevo, alta viscosidade e não oferece boa fixação em alguns substratos. E ste produto é muito utilizado na fabricação de bonés promocionais.

QUAIS OS TIPODE DE TRANSFERS UTILIZADOS NA SERIGRAFIA?
- Transfer com papel Flocado (efeito com floco);
- Transfer com papel Foil (efeito metálico);
- Transfer com papel Refletivo (efeito olho de gato );
- Transfer com tinta Seriplast (ideal para confe c ções de números e logotipos);
- Transfer com tinta Serisol (tinta plastisol, ideal para alta produção de transfer);
- Transfer com tinta Hidrotransfer (similar ao transfer Serisol, porém base de água);
- Transfer Litográfico (off-set com serigrafia usando a tinta Serisol);
- Transfer Sublimático (ideal para linha esportiva , somente para tecidos sintéticos).

A GÊNESIS OFERECE ALGUM TIPO DE ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE TRANSFERS?
Sim, ofere ce mos treinamentos mensa is ou semanais, dependendo da procura. Basta preencher a ficha que se encontra no nosso web site no link Espaço Gênesis . É um treinamento gratuito onde abordamos todos os assuntos que o aprendizado necessitará.

É POSSÍVEL FAZER A TRANSFERÊNCIA DO TRANSFER COM FERRO DE PASSAR ROUPA?
Não, pois a qualidade de adesão é comprometida. Recomendamos o uso de prensas térmicas para obter total controle na temperatura, pressão e tempo.

ONDE POSSO COMPRAR PAPÉIS FOIL E FLOCADO PARA TRANSFERS?
A Gênesis oferece praticamente todos os tipos de papéis especiais para confecção de transfers através de nossos distribuidores.

- Papel Soft (acabamento fosco)
- Papel Brilhante (acabamento brilhante)
- Papel Flocado (acabamento aveludado)
- Papel Laminado Foil (acabamento metalizado)
- Papel Refletivo (acabamento refletivo)
- Papel para Hidrotransfer
- Filme Transparente cristal

A TINTA PLASTSOL PODE SER DILUÍDA COM ALGUM TIPO DE SOLVENTE?
Não aconselhamos usar nenhum tipo de solvente orgânico ou água, pois eles são incompatíveis com o plastisol e podem causar perda de qualidade da estampa. O correto é utilizar Amaciante para Plastisol.

PLASTISOL ENTOPE TELA?
O plastisol é um produto que só seca a ação de temperaturas elevadas e só começa a reagir a partir de 50 a 60%. A temperatura ambiente nunca entupirá a matriz (tela). Se deixar ela muito tempo parada na tela, pode vir a aumentar a sua viscosidade, dando impressão de entupimento, mas isso não ocorre.

PORQUE EXISTEM ALGUMAS ESTAMPAS QUE RACHAM?
Para linha base de água: A Gênesis oferece diversos produtos, pois as variações de tecidos são imensas, para tecidos com elasticidade aconselhamos o uso da tinta Sericryl El astic ou o Sericryl para Lycra.

Para linha plastisol: O plastisol é como se fosse um plástico na forma líquida, e plásticos não racham, apenas se rompem. Para não ocorrer este rachamento, aconselhamos o uso de repiques para aumentar a camada de tinta e conseqüentemente a sua resistência a elasticidade e flexibilidade. Outro problema pode ser apenas a cura errada do plastisol.

PORQUE ÀS VEZES APARECEM FUROS NA ESTAMPA DE PLASTISOL?
Diversos fatores podem causar este problema, mas geralmente elas aparecem na primeira impressão devido a telas mal esticadas, rodos desgastados, mesas muito macias ou tecidos técnicos de baixa qualidade.

PORQUE A ESTAMPA COM RELEVO BASE ÀS VEZES FICA ARREDONDADA?
Pode ser por causa do encolhimento do tecido com a ação de uma fonte de calor, o excesso de temperatura na estufa ou a aplicação não foi toda expandida na mesa, assim expandido em excesso dentro da estufa.
veja também: A Empresa  
Qualidade